sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ponto da situação dos nossos audio-livros

acho que é altura de fazer um ponto de situação para responder às muitas perguntas que me chegam todos os dias.

desde que lancei esta ideia, há poucos dias, que a onda de apoio e voluntariado que surgiu tem sido impressionante. fico espantada e comovida com tamanho movimento de simpatia e amizade. foram centenas de e-mails, mensagens, partilhas no facebook, visitas ao site, telefonemas, entrevistas a jornais e sites. fico sem mãos para tudo e por isso desde já peço desculpa se não respondi a todos. li todas as mensagens com a maior atenção e anotei os vossos nomes e disponibilidades.

deixo agora alguns pontos esclarecedores e que mostram em que ponto estamos:

- a grande grande maioria de voluntários que recebi foi para ler. como dizia no texto os voluntários leitores seriam para quando não tivesse mão em todas as encomendas. pelo andar da carruagem talvez isso mais aconteça mais depressa do que imaginei. no entanto peço desculpa por não ter dado um ok imediato a todas as gentis ofertas que fui recebendo.

- quando refiro técnico de som refiro-me a alguém que possa ter os conhecimentos necessários a realizar uma gravação deste género. não tem de ser num estúdio nem com material especial, tudo isto é voluntário por isso queremos ter gravações que funcionem ainda que não tenham o nível profissional de um audio-livro comercial. até pode acontecer, como foi sugerido, que haja um técnico que possa explicar ao leitor como pode ele fazer a gravação sozinho em casa. preciso de ajuda nessa área a a ajuda pode ter diversas formas. tem sido aqui que a oferta tem sido mais escassa.

- com tanta ajuda para montar o projecto não tenho recebido pedidos de livros, apenas um ou dois. podem começar a enviar para que tenhamos já trabalho no momento de lançar o projecto.

- quanto ao site tenho já algumas ofertas, e vou começar a contactar as pessoas.

- o nome está quase lá, ainda estou a receber ideias.

- uma parte muito importante deste projecto que creio que pode ter passado despercebida a algumas pessoas é que os livros são por encomenda e candidatura. agradeço de coração às editoras que me têm oferecido livros e direitos mas eu quero mesmo que sejam os clientes a escolher que livro querem ver lido. depois disso trato dos direitos de autor. como não é um projecto comercial vou tentar conseguir da respectica editora a autorização para a leitura do livro, perante uma carta que comprove que não utilizaremos o audio para nenhum uso que não pessoal.

- este projecto é 100% voluntário. eu sei que não é pacífico para todos o trabalho voluntário. no entanto a única forma de este projecto receber dinheiro é através de apoios mas não será para já. com isto quero dizer que em altura alguma este projecto pedirá dinheiro aos clientes pelo CD. tanto este ponto como o anterior são para mim imprescindíveis, se não estaríamos a fazer outro projecto e não este. este projecto tem estas características.

vou continuando a dar notícias. agradeço mais uma vez a vossa espantosa simpatia e apoio, em poucos dias isto tornou-se real. a minha vida deu uma volta gigante. e é bom sermos surpreendidos pelo voluntarismo de tanta gente em se associar a um projecto de uma pessoa que não conhecem de todo. um grande obrigado. não tenho qualquer dúvida que assim isto existe mesmo.

Sem comentários: